Compra por impulso – Como trazer seu cliente comprar por impulso

0

Compra por impulso – Como trazer a compra por impulso?

Como vender recarga?

Compra por impulso – Objeto de desejo de muitos lojistas, a compra por impulso é, há tempos, estudada por diversos profissionais de marketing. Em alguns negócios, inclusive, a compra por impulso pode representar a maior parte da receita. Mas como trazer dinheiro para sua loja com essas pequenas compras? Quer saber? Então fique de olho nas nossas dicas:

Saiba o que deve vender

A compra por impulso se dá, em geral, com produtos fáceis, ou seja, normalmente pequenos e baratos. Assim, produtos complicados, como uma ferramenta incomum, um utensílio exótico de cozinha ou um programa de computador muito complexo não são bons candidatos para esse tipo de compra. Portanto, se seu objetivo é alavancar esse tipo de venda, invista em mercadorias pequenas, fáceis de levar para casa.

Ofereça sacolas grandes

Existe uma ótima razão para supermercados oferecerem carrinhos de compras ou sacolas grandes: somos naturalmente inclinados a preencher o espaço vazio! Daí, em vez de seguirmos com nosso plano original de comprar um ou dois produtos, acabamos levando muito mais coisas. Siga o exemplo e, se possível, ofereça aos seus clientes uma cesta ou algum suporte de tamanho razoável para ajudá-los com as compras.

Deixe os produtos visíveis

O impulso vem exatamente na hora em que enxergamos o produto. Assim, aquele item no fundo da prateleira, em um lugar muito alto — ou muito baixo — ou sem destaque dificilmente será comprado por alguém que não foi à loja com esse objetivo específico. O artigo que você deseja promover na compra por impulso deve ter algum destaque ou estar em uma posição bastante favorável, como em uma vitrine ou no balcão do caixa, por exemplo.

Aproxime o produto do best-seller

Toda loja tem um grande sucesso, um produto que vende mais que todos os outros, não é mesmo? Pois você pode inspirar seus clientes a levarem algum outro produto junto ao deixar essa sugestão próxima ao xodó das vendas. O efeito é maior se o produto do impulso for complementar ao mais vendido. Se sua loja vende muito certo modelo de calça, por exemplo, coloque próximo a ela um cinto em promoção. Se os clientes vão ao seu posto de gasolina comprar gelo, experimente oferecer carvão ou outro produto para churrasco. O segredo está no link entre um e outro.

Coloque produtos para crianças embaixo

Você sabia que as crianças estão entre as principais responsáveis pelas compras por impulso? Pois para estimulá-las, coloque os produtos que as interessam, como balas, chocolates, revistas em quadrinhos e pequenos brinquedos, nas prateleiras mais baixas, onde elas possam vê-los e levá-los para os pais, pedindo, claro, que comprem. E quem resiste a uma carinha fofa, não é verdade?

Faça uma bagunça

Algumas lojas bagunçam de propósito seus displays de descontos, onde ficam os produtos em promoção, a fim de darem a impressão de que o exposto ali, de tão bom e barato, foi completamente revirado pelos consumidores gulosos. Dessa forma, como o cliente acaba precisando mexer naquela bagunça toda para ver do que se trata, sem querer encontra algo que o interesse.

Coloque o impulso no final do percurso

É muito mais fácil fechar uma venda com quem já mostrou disposição para comprar de você, certo? Então atenção: perto do caixa, onde passam somente clientes que vão mesmo comprar alguma coisa, devem ficar revistas, guloseimas e outros pequenos produtos. Já que se está levando X, por que não levar também Y?

Ofereça recarga de celular

A recarga de celular atrai a compra por impulso de duas formas. A primeira: é um chamariz para a sua loja. O cliente, necessitado de créditos, entra no estabelecimento para comprar a recarga e acaba conferindo outros produtos. O inverso também acontece: na fila do caixa, depois de comprar alguns produtos, o cliente se lembra de que precisa da recarga e acaba a comprando na sua loja de uma vez. É uma conveniência para ele e mais uma compra por impulso para você!

Agora comente aqui e nos conte se já conhecia todas essas táticas! Você já oferece recarga de celular em sua loja? Qual é o seu produto best-seller? Compartilhe suas impressões e experiências conosco!

 

compra por impulso

compra por impulso

Compartilhar.

Deixe o seu comentário