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Black Friday - 6 dicas para vender mais e agregar valor a loja
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6 dicas para vender mais na Black Friday e agregar valor ao seu serviço!

Black Friday – Responsável pela formação de grandes filas nas lojas e por milhões de acessos simultâneos na internet, a Black Friday se tornou uma das datas mais aguardadas pelo varejo e e-commerce. De acordo com dados da ClearSale, empresa de inteligência estatística, somente em 2015, R$1,5 bilhão de reais foram movimentados.

No Brasil, o Black Friday surgiu apenas em 2010, no entanto, desde a década de 60, já era considerado uma tradição nos Estados Unidos. Realizado sempre na última sexta-feira do mês de novembro, data seguinte ao feriado de Ação de Graças, o evento conquistou consumidores pelos descontos de até 80%, além da oportunidade de adquirir produtos baratos.

Por essa razão, se organizar para a Black Friday não é uma preocupação que pertence somente aos consumidores, as lojas também precisam estar preparadas para a recepção de clientes, assim como para a organização de ofertas e demais promoções. Então, se você deseja aquecer suas vendas, confira nossas dicas e prepare-se para as grandes filas e lucros!

Fique atento a organização do estoque

O estoque é a peça-chave para o sucesso das suas vendas, por meio dele será possível selecionar as mercadorias que estão armazenadas por muito tempo e aqueles produtos que não poderão ser incluídos na promoção. Ter essa organização será fundamental para estipular os preços promocionais adequados e evitar que seus vendedores comercializem produtos que estão indisponíveis.

Por ser uma data bastante especial no calendário do lojista, exige-se uma preparação com antecedência, a fim de obter sucesso quando o tão esperado dia chegar. Por esse motivo, fazer um inventário demonstrou ser a melhor alternativa, assim será possível separar os produtos tranquilamente, decidir os preços apropriados, fazer as contagens e reservar aqueles itens que não participarão dos descontos.

Ofereça promoções exclusivas

Apesar dos descontos já existentes, vale a pena lembrar que essas condições também poderão ser encontradas em outros concorrentes. Por isso, oferecer um diferencial pode ser uma maneira interessante de cativar o público e aumentar as vendas.

Entender as preferências dos consumidores e os produtos que são tendência é um ótimo começo, mas infelizmente isso não basta. É necessário oferecer serviços adicionais como frete ou entrega grátis, montagem, entre outros.

Além disso, será uma excelente oportunidade proporcionar benefícios exclusivos para os clientes que já são assíduos, pois você conseguirá fidelizá-los e ainda dará motivos para que eles recomendem a sua Black Friday para outras pessoas. A melhor maneira de fazer isso é por meio de anúncios e contato prévio com esses consumidores em especial.

Deixe a sua loja adaptada para a Black Friday

Esse não será um dia comum, vários clientes disputarão espaço em sua loja, por essa razão, será necessário recorrer a algumas adaptações para prestar um bom atendimento e atrair mais compradores. Sem dúvidas, você não precisa exagerar na decoração ou espalhar panfletos pela cidade toda, mas contar com a ajuda de boas divulgações e até mesmo da internet pode ser uma boa ideia para os negócios.

Falando em decoração, não se esqueça de que as cores vermelho e preto são as oficiais do evento. Então, por uma questão de visualização, faça banners, placas, entre outros adereços, que tenham essas cores predominantes.

Agindo assim, os consumidores poderão identificar de imediato que sua loja está oferecendo descontos especiais do Black Friday e não pensaram duas vezes antes de conferir quais são eles!

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Contrate e treine funcionários extras

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Em vez de contratar mão de obra extra apenas para os dias que antecedem o Natal, aproveite e inicie suas contratações para a Black Friday também. Certamente, o fluxo de pessoas aumentará neste dia, sendo necessário ter mais vendedores disponíveis, caixas e até mesmo seguranças.

Entretanto, não basta contratar funcionários extras e não investir em sua qualificação. Vendedores despreparados causam uma péssima impressão, além de comprometer o sucesso das vendas diante da sua falta de conhecimento ou comportamento inadequado.

Para que esse tipo de atendimento não faça parte da sua Black Friday, proporcione capacitações a fim de passar os procedimentos da loja, dicas de abordagem, além de orientações persuasivas para o fechamento de negociações. Isso também vale para os seguranças, com a grande circulação de pessoas, eles serão responsáveis por manter a organização na fila e zelar pelo bem-estar de todos.

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Não faça propaganda enganosa

Durante todo o ano, os consumidores se preparam para a Black Friday, economizando dinheiro para comprar determinado produto e até mesmo solicitando folgas no trabalho para estarem presentes em sua loja. Não podemos discordar que os preços oferecidos nos Estados Unidos são menores em comparação com o Brasil, porém, vale a pena fazer pesquisas de mercado e conciliar os valores para não enganar os clientes.

Nenhuma loja gostaria de sair no prejuízo, mas proporcionar descontos falsos ou mascarar os valores é uma atitude antiética e pode desmotivar os consumidores a efetuarem as próximas compras.

Desse modo, seja honesto com seus clientes e estipule descontos verdadeiros, ainda que não sejam altos. Essa relação transparente é fundamental para gerar confiança e permitir que o cliente retorne em outro momento.

Ofereça meios de pagamento diferenciados

A Black Friday é um dia muito especial na vida do lojista e também do consumidor, então, tudo precisa sair perfeito. Afinal, muitos realizam o sonho de comprar determinado produto e a loja sai ganhando com essa realização. E, para que você realmente fature, é necessário facilitar os meios de pagamentos, em vez de estipular pagamentos somente à vista, por exemplo.

Apesar da economia e da grande oferta de descontos, sua loja pode oferecer outros meios de pagamentos diferenciados, como crediário, cartão de crédito, cheque, entre outras possibilidades que beneficiarão o cliente em sua compra.

Além disso, você também pode optar pelo parcelamento ou produtos sem entrada, pois essa estratégia pode ser decisiva para esvaziar seu estoque e satisfazer ainda mais seus clientes. Com todas essas vantagens, será impossível não vender e aumentar as vendas nesta data especial!

Gostou das nossas dicas de como vender mais e agregar valor ao seu serviço na Black Friday? Quer aprender mais conteúdos interessantes? Então confira nosso artigo“Atrair o consumidor  — 7 dicas infalíveis para atrair o consumidor para seu ponto de venda”!

 

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